1. É crucial ter um controle do fluxo de caixa nesse momento, saber o que entra, o que sai e gerir a sua variação diária vai permitir um controle e a necessidade de ações imediatas;
2. Cortar custos é igual a cortar a unha, avalie gastos desnecessários e implemente planos de contenção;
3. Reduza provisoriamente a retirada de capital dos sócios. Sim, também é necessário que os sócios revejam os seus gastos pessoais. Reúna a família para que em conjunto todos possam contribuir para essa redução;
4. Mantenha a transparência e a honestidade. Antes de não honrar um compromisso, entre em contato com o seu fornecedor e negocie. Isso lhe garantirá crédito!;
5. Avalie a necessidade de capital e busque linhas de crédito mais baratas;
6. Estude a necessidade de dilação de prazos ou securitização de dívidas, os principais bancos brasileiros estão prorrogando o recebimento de dívidas adimplentes em até 60 dias sem juros;
7. Entre em contato com o seu contador e avalie com ele sobre as recentes medidas do governo sobre a prorrogação do prazo de pagamento da parte federal do Simples Nacional, FGTS e outras medidas que podem impactar positivamente a sua empresa;
8. Mantenha total atenção na gestão do seu estoque, uma sugestão é a regra de 80/20, sendo que 80% da sua receita deve vir de 20% do seu estoque, portanto, não compre produtos de baixo giro nesse momento;
9. Avalie as imobilizações com aquisições de imóveis, veículos e equipamentos. A sua empresa precisará de dinheiro em caixa nesse momento.
10. Postergar, cancelar ou repactuar contratos novos ou antigos será uma ótima opção;
11. Nos casos de imóveis alugados verifique com o locador a possibilidade de negociação para dilação de prazo ou até mesmo a redução provisória do valor. Algumas empresas podem ter suas atividades interrompidas e a sua empresa pode ser uma delas;
12. Avalie o impacto da crise nas suas vendas, pois alguns setores, produtos ou serviços nesse momento podem sofrer aumento e ou redução no faturamento;
13. Avalie quais ações a sua empresa pode adotar para contribuir com a comunidade: inúmeras empresas estão adotando práticas de cooperativismo, fornecendo serviços gratuitos, estendendo o escopo dos serviços, contribuindo com informações e conteúdo relevantes para minimizar os impactos;
14. Não seja um oportunista e queira aproveitar o momento para reajustar preços, isso gera um impacto negativo para o seu negócio. Procon de vários estados estão tomando ações para acompanhar e punir atitudes como estas;
15. Mantenha suas vendas ativas e a sua equipe motivada. Não deixe de investir em marketing, apenas foque em ações que geram um retorno rápido;
16. Realize ações para demonstrar aos seus clientes que a sua empresa está tomando medidas para mitigar os impactos da crise. Como novos canais de atendimento e ações sanitárias para garantir mais segurança no ambiente.
17. Avalie a flexibilidade de horário para atendimento ao público, outros horários podem dar alternativas para que os clientes não precisem ir ao seu estabelecimento em horários de picos. Quem sabe dar preferência para atendimentos agendados;
18. Avalie outras formas para que o seu produto/serviços cheguem ao seu cliente, como fortalecer as vendas online e sugerir alternativas para que os clientes recebam produtos ao invés de terem que retirar na sua empresa;
19. Não esqueça de comunicar ao seu cliente das novas possibilidades de atendimento e de todas as ações que a sua empresa está adotando. Isso gera reciprocidade e consequentemente um marketing positivo para o seu negócio;
20. Levante o percentual das taxas cobradas pelas operadoras de cartões, algumas empresas estão com campanhas com taxa 0% para vendas. Parece pouco, mas a redução de 1% no custo variável gera um alto impacto na geração de caixa da sua empresa;
21. Fato novo, dinheiro novo, fato velho dinheiro velho! Manter as mesmas ações de vendas, e políticas comerciais podem engessar o aumento do seu faturamento e a consequente geração de caixa. Para aumentar vendas use a criatividade e crie fatos novos, novas ações de marketing, novos formas de apresentar os produtos, novas abordagens, enfim, é hora de pensar em novas estratégias;
22. Avalie e se possível implemente uma política de home office durante esse período;
23. Pessoas do grupo de risco como doentes, gestantes e idosos devem ser priorizados para modalidade de trabalho home;
24. Reúna a sua equipe e em conjunto avaliem rotinas, processos, infraestrutura e políticas para o trabalho remoto. Priorize setores que já estão preparados;
25. Junto com a equipe de T.I e a empresa de software verifique quanto a possibilidade do acesso remoto, questões de segurança e a rastreabilidade dos dados e informações;
26. Caso haja impossibilidade de trabalho remoto adote horários alternativos para entrada, intervalo e saída dos colaboradores, isso evitará a utilização do transporte público em momentos de maior aglomeração e a circulação em restaurantes em horários de pico;
27. Instrua a sua equipe quanto a medidas de higiene e desinfecção de acordo com as orientações das autoridades sanitárias;
28. Disponibilize álcool gel, reforce a limpeza e a desinfecção do ambiente, além disso convoque a equipe para contribuir com a manutenção do ambiente limpo;
29. Em conjunto com o seu RH ou empresa de contabilidade que presta esse serviço para a sua empresa informe-se sobre as questões legais do teletrabalho, home office, férias, controle de horário e demais formalizações das ações e políticas que serão adotadas;
30. Prorrogue viagens ou serviços externos que podem expor os seus colaboradores;
31. Execute reuniões remotas, hoje temos várias ferramentas que permitem muita produtividade nessa modalidade;